O que propomos

Datacenter

Asseguramos o desenho e a concepção de soluções à medida das suas necessidades, com recurso a soluções tecnológicas inovadores, energeticamente eficientes e com reduzidos custos de manutenção. Áreas de intervenção:

  • Infra-estruturas de segurança modular;
  • Infra-estruturas passivas;
  • Energia / Climatização;
  • Segurança activa;
  • Gestão técnica;
  • Equipamentos e Sistemas.

O dimensionamento das infra-estruturas técnicas de suporte ao funcionamento de um datacenter têm evoluido de forma extremamente significativa nos últimos anos, estabelecendo um novo paradigma suportado fundamentalmente, nos conceitos de Disponibiliddae e Eficiência Energética. De referir, ainda, pela sua importância, a utilização de critérios de modularidade e escalabilidade que permitem optimizar o equibilibrio financeiro do investimento, ao longo do seu desenvolvimento.

Virtualização

A mGO Consulting é uma empresa especializada em Virtualização e Cloud Computing com um largo know-how consolidado, consequência da sua experiência em diversos projectos.

Virtualização de Postos de trabalho

A mGO Consulting é especializada na concepção de postos de trabalho, ágeis, resistentes à mudança e com fortes capacidades de mobilidade interna, que garantem ao mesmo tempo a segurança de toda a informação acedida e produzida pelos utilizadores, acrescentando uma preocupação constante com o custo ambiental e energético.

Rápida Implementação
A distribuição e configuração dos postos de trabalho na cloud é simples e imediata, facilitando os processos de reorganização física e organizativa dos espaços de trabalho. Um colaborador passa a ter acesso ao seu novo posto de trabalho em menos de 5 minutos, bastando para isso que se identifique o grupo de utilizadores onde o colaborador será inserido.

Mobilidade
O acesso ao ambiente de trabalho e a todas as aplicações de negócio na cloud é imediato. Os colaboradores passam a aceder a todos os seus ficheiros, aplicações e contactos a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso utilizar um PC ou um dispositivo móvel com acesso à internet. Isto traduz-se numa importante vantagem em termos da mobilidade e produtividade das equipas.

Segurança
O alojamento e gestão centralizados dos servidores e dos desktops em data center, facilita a implementação de políticas globais de backup corporativo, elevando o nível de segurança das aplicações e dos dados da empresa. Por exemplo, perante o eventual extravio ou roubo de equipamentos, o risco de perda de informação é eliminado uma vez que todos os dados se encontram alojados em data center. Por outro lado, a adoção de soluções de disaster recovery é também simplificada pela centralização da gestão do parque informático.

Redução de custos
Com a passagem de todo o processamento e armazenamento para data center, a empresa liberta-se da fatura de energia relativa à operação e manutenção dos seus servidores físicos. Adicionalmente, à medida que os equipamentos terminais vão ficando obsoletos, estes poderão ser substituídos por equipamentos terminais de baixo consumo energético (Thin Clients) que permitem reduzir em cerca de 70 a 80% o consumo de energia.

Virtualização de Servidores

Um servidor virtual é uma implementação de software de um servidor, que executa programas da mesma forma que um servidor físico. Este método permite a execução de vários servidores independentes num único servidor físico. Em vez de executar uma elevada quantidade de servidores com baixa utilização, a virtualização combina o poder de processamento em menos servidores ao operarem com maior desempenho.

Consolidação
Consolidar as máquinas físicas, obtendo economias de escala ao nível dos custos de gestão de operação; Ao consolidar servidores, processo que consiste em centralizar e reduzir o número de servidores físicos ou outros componentes, usando a tecnologia de virtualização, o cliente garante a redução de TCO (Custo Total de Propriedade) e uma utilização optimizada dos componentes, pois elimina a subutilização dos seus recursos totais.

Alta Disponibilidade
Alta disponibilidade sem duplicar a infra-estrutura existente e reduzir a necessidade de novas licenças; Integração total entre todos os ambientes, de produção, desenvolvimento, testes e qualidade. Criar ambientes de recuperação de desastres e continuidade de negócios ao longo da infra-estrutura.

Redução de custos
Redução dos equipamentos de refrigeração e de consumo de energia, pode reduzir o consumo energético do centro de dados e despesas de manutenção em 40%.

Escalabilidade
A Virtualização de Servidores surgiu como resposta a este desafio e tornou-se em poucos anos uma das tecnologias mais adotadas em todo o mundo. Com a virtualização, cada servidor físico torna-se um servidor virtual correndo as aplicações e partilhando os recursos de CPU, memória, disco e rede com outros servidores virtuais hospedados no mesmo servidor físico. Se adicionarmos um segundo servidor físico, formando um cluster com o primeiro, também gerido pela camada de Virtualização, e distribuirmos os servidores virtuais de forma balanceada entre eles, teremos uma solução bastante robusta, com elevado grau de redundância. Os atuais Softwares de Virtualização são capazes de manipular uma grande quantidade de núcleos de CPU, de memória e de interfaces de redes, o que permite criar máquinas virtuais com maior volume de memória e de quantidade de processadores virtuais, ou seja, criar uma enorme capacidade de crescimento. Assim sendo recursos de TI&SI passam a ser escaláveis de forma dinâmica e oferecidos como um serviço.

Autenticação e Identidade

A necessidade de acesso à informação em mobilidade e a presença de todo os tipos de dispositivos móveis têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. Esta nova situação implica adaptar novas medidas de segurança para proteger o acesso de vários utilizadores das ameaças como phishing, skimming, spyware, key-logging, etc. Os ataques de phishing e o malware utilizados por hackers são cada vez mais sofisticados e difíceis de detetar, mesmo para utilizadores alertados para a temática da segurança. Neste sentido, a mGO Consulting possui soluções de autenticação multi-fator. Estes sistemas de autenticação de dois fatores, combinam algo que o utilizador sabe (como um username e uma password) com algo que tem (smart card, token ou telemóvel), a fim de verificarem e validarem uma identificação ou operação, garantir a identidade do utilizador legítimo é uma tarefa importante para garantir que apenas os utilizadores devidamente autenticados e autorizados possam aceder à informação e às redes corporativas.
A solução de autenticação mGO Consulting tem como base a tecnologia que permite às empresas ter acesso aos benefícios da melhor solução de autenticação, sem necessidade de fazer investimentos da infra-estrutura, ou dedicar recursos internos. Esta solução é adequada para utilizadores de VPN, aplicações online, acesso a ambientes de VDI, websites, etc. Salienta se também a alta capacidade de auditoria, registando toda a atividade do host na conta do usuário registrado, facilitando a atividade de monitoramento e auditoria no host, registrnado as mensagens em servidores de registro local e/ou remoto, com registro remoto por conexões SSL ou TCP. A autenticação em cloud oferece uma solução de segurança que ajuda as empresas a aumentar a eficiência de recursos e sua produtividade. O serviço é projetado para fornecer uma solução escalável ​​e rentável ​​graças à flexibilidade da solução.